Saiba mais sobre como funciona a cremação, serviço que traz benefícios individuais e coletivos

Naiele

Saiba mais sobre como funciona a cremação, serviço que traz benefícios individuais e coletivos
A cremação é um serviço que vem ganhando espaço entre o leque de opções na hora de despedir-se de um familiar ou ente querido. Ainda há um tabu sobre o tema, geralmente, por questões culturais ou falta de conhecimento sobre o assunto. Isso ocorre, principalmente em cidades menores. Em centros mais desenvolvidos, com população mais ativa, existe uma abertura maior para essa opção. O que é preciso entender é que o ato de cremação traz uma série de vantagens, tanto para familiares, quanto para o coletivo como um todo e, também, ao meio ambiente.

Crematório Santa Rita é o primeiro da região e permite um novo conceito na hora da despedida de um familiar

Para quem optar pelo método para um familiar, uma das principais vantagens é de que não há taxas de manutenção posterior, nem a necessidade de aquisição de um jazigo, que são práticas normais do método tradicional. Além disso, quando houver necessidade de exumação haverá novos custos.

A despedida pode ser feita normalmente, assim como no sepultamento habitual e de acordo com as crenças e vontades de cada família, com velório e homenagens finais ao familiar. Depois disso, é que é feita a cremação. A família pode ter acesso às cinzas e dar a elas o destino que desejar. Além de moderna, essa medida se torna mais econômica a longo prazo. Afinal, após todo esse processo, não há mais qualquer despesa.

Quando se olha para o lado das vantagens coletivas que o ato crematório proporciona, uma delas é quanto ao impacto no meio ambiente. Optar pela cremação é poupar a natureza dos poluentes que são liberados com a decomposição, o que não ocorre no caso das cinzas. Inclusive, o processo de cremação não libera fumaça ou odor.

Ainda é possível destacar que o método de cremação contribui para diminuir a superlotação nos cemitérios. Em Santa Maria, o Grupo L. Formolo, de Caxias do Sul, que venceu a licitação para gestão dos cemitérios Santa Rita e São José, é pioneiro em oferecer o serviço na região. Com um investimento alto feito nos dois locais, a empresa busca trazer um novo conceito para as famílias que precisam passar por esse momento, garantindo um cuidadoso cerimonial feito com ajuda de profissionais preparados para uma linda homenagem de despedida.

Espaços destinados aos velórios são reservados

O Crematório Santa Rita tem 1,2 mil m² de área construída onde há três capelas de velórios com cerimonial de despedida. Em meio à natureza, destaca-se pela sua arquitetura contemporânea e atemporal. As capelas do crematório podem ser alugadas para cerimônia de sepultamento ou cremação e todas as empresas funerárias podem realizar a reserva dos espaços. O empreendimento fica no Parque da Memória, que é composto pelo Crematório Santa Rita, Cemitério Parque e Capelas Santa Rita, além do Cemitério São José.

Desde que assumiu a administração do local, a empresa caxiense já executou evidente revitalização do espaço, desde, o paisagismo, onde os antigos Pinus foram suprimidos e 200 novas árvores com folhas de diferentes cores foram plantadas, até a infraestrutura, com pavimentação de novas ruas, construção de um amplo sistema de drenagem e estacionamento.

– Somos o único crematório licenciado na região. Além disso, os cemitérios (São José e Santa Rita), também com licenciamento em dia, têm poços piezométricos onde a água passa por constante análise. O processo de cremação é limpo e sem emissão de poluentes. Tudo isso para estarmos cada vez mais alinhado com a preservação do meio ambiente – explica o diretor comercial, Mateus Formolo.

Um dos ganhos do município, além da diminuição do impacto ambiental, é a contrapartida em atos crematórios ofertados de forma gratuita a famílias de baixa renda. A cada 20 cremações feitas, a empresa fornece uma sem custo à prefeitura.

NO CEMITÉRIO SÃO JOSÉ

Quando venceu a licitação para manutenção do Santa Rita, a L. Formolo também ficou com a gestão do cemitério São José. O local passou por melhorias em segurança, limpeza, infraestrutura e manutenção. O principal destaque é para a construção de 200 novas gavetas, como estava previsto no contrato, além da reforma de outras 280 que estavam deterioradas.

– Quem conheceu a situação do cemitério São José antes da reforma sabe que era precária.Agora, é um ambiente que preza pelo zelo e respeito com os familiares das pessoas sepultadas lá – comenta Mateus Formolo.

VANTAGENS DOS PLANOS

A otimização dos serviços funerais em um único local é uma das grandes vantagens na hora de aderir a um plano ofertado pela empresa. É possível realizar o velório, o cerimonial exclusivo e sepultamento e/ou cremação no Santa Rita, evitando custos de deslocamento.

Familiares têm o melhor conforto na despedida

Há planos com parcelas a partir de R$ 98,15 mensais, sendo limitados em, no máximo 36 vezes, não sendo plano vitalício. Há opções que ainda incluem a urna para colocação das cinzas. Ao final do processo, não há mais qualquer despesa para os familiares.

O GRUPO L. FORMOLO

Fundado por Laurindo Formolo, em 1971, o Grupo L. Formolo é um retrato fiel da garra, força e empreendedorismo da cultura italiana com sua história construída sobre valores sólidos e muita dedicação.A empresa conta com sete unidades de atendimento funerário e mais de 40 capelas velatórias, todas equipadas com o que existe de mais moderno, realizando mais de 3,5 mil atendimentos funerários e, aproximadamente, mil cremações por ano.Ao longo de sua história, o grupo sempre primou pela qualidade em seus serviços, evoluindo em conceito e estrutura com o objetivo de disponibilizar sempre um ambiente de muita paz e um atendimento adequado ao momento.A L. Formolo está hoje entre os líderes de mercado no Rio Grande do Sul, oferecendo serviços funerários, planos de assistência familiar, gestão cemiterial e serviço de cremação com respeito, sensibilidade, profissionalismo e qualidade.Está presente nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, São Marcos, Osório e Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Casa de Saúde e Grupo Gestar promovem encontro de gestantes na quarta-feira Anterior

Hospital Casa de Saúde e Grupo Gestar promovem encontro de gestantes na quarta-feira

Imposto de Renda: 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração Próximo

Imposto de Renda: 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração

Geral